sábado, 20 de abril de 2013

Blog Brilho de Diva

Há alguns dias conhecemos por acaso a blogueira Larissa Jorge através do Instagram. À frente do blog Brilho de Diva, ela dá dicas de looks, moda, organização e posta vídeos de maquiagem, entre outras coisas do universo feminino.

Seria mais um blog dentre milhares desse tipo que "bombam" na internet, se não fosse um detalhe: Larissa é deficiente auditiva e nos seus vídeos dá as dicas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e todos eles têm legenda.
Pra quem escuta pode parecer pouco, mas Larissa está usando a própria experiência para ajudar milhares de meninas que como ela, se interessam por dicas de beleza e vivem nesse mundo tão digital e globalizado, porém pouco inclusivo.
A Larissa nasceu em Imbituba, SC e definitivamente tem um dom pra maquiagem! Elaboramos algumas perguntas e ela - que foi super simpática - nos enviou as respostas:
Você nasceu com deficiência auditiva?
Larissa: Nasci com uma perda auditiva e aos 8 meses de idade tive uma infecção intestinal, onde o médico receitou um antibiótico muito forte que atingiu o nervo auditivo e fiquei com zero% de audição, ou seja, com surdez profunda neurosensorial bilateral

Você provavelmente sente as dificuldades da falta de acessibilidade no seu dia-a-dia, pode nos dar alguns exemplos? 
Larissa: As vezes quando assisto TV, e poucos programas tem legendas,  vídeos no youtube. Pessoas que falam muito rápido fica difícil de entender o que elas falam.

Na sua opinião, quais medidas facilitariam a vida de um deficiente auditivo? O que você sente mais falta? Por exemplo, para se localizar em um lugar que você está indo pela primeira vez, faltam informações e comunicação visual?
Larissa: Sim, com certeza a sinalização é muito precária, infelizmente o mundo é feito para pessoas sem necessidades especiais, parece que não existimos na sociedade. Mas ainda bem que as coisas estão mudando um pouco. Seria mais fácil os programas de TV, se todos tivessem legenda, pois eu conseguiria entender o que está acontecendo. Os vídeos no youtube também se tivessem legenda seriam melhores.

Você está fazendo que curso na faculdade? Qual é a universidade? 
Larissa: Ciências Contábeis – Unsiul/Tubarão -SC

Sente ou sentiu alguma dificuldade na estrutura física na universidade? (novamente sobre comunicação visual)
Larissa: Minha universidade possui muitos sinais é difícil se perder lá, é tudo bem fácil de encontrar , até porque os prédios são próximos uns dos outros. Fica mais fácil de se localizar.

E quanto às aulas, você tem interprete de Libras?
Larissa: Sim possuo interprete que me auxilia muito na tradução das aulas.
Como surgiu a idéia de criar o blog? Quando ele foi criado?

Larissa: O Brilho de Diva foi criado em 23 de agosto de 2011. Esse blog não é o primeiro que eu criei, eu já tive outros blogs. O Brilho de Diva foi o último que eu criei. Eu apaguei os outros blogs. Nasceu o Brilho de Diva tudo começa de novo. Quando eu criei o Brilho de Diva, eu não estava pensando em fazer vídeos de tutoriais de maquiagem em libras com legendas. Após um ano de blog,eu fiz um vídeo pela primeira vez, mas não ficou muito bom. Eu mandei muitos e-mails para outras blogueiras pedindo para colocar legendas nos vídeos delas, elas não respondiam. Então, estava pensando o que eu faço, o que eu posso fazer para ajudar outras meninas surdas. Então veio a ideia “eu amo a maquiagem sempre amei, posso ensinar como fazer para as meninas” Decidi fazer e amei a idéia, coloquei o primeiro vídeo no youtube em 05 de outubro de 2012. Este blog não é somente para as pessoas surdas. São para pessoas surdas e ouvintes por isso que eu coloquei as legendas para que a pessoa que não entende em libras, possa entender com as legendas.
* Larissa, muito obrigada pela sua disponibilidade em participar! Nós adoramos seu blog, você é linda e um amor! E as dicas de maquiagem são demais! Mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa!

2 comentários:

  1. Fico muito feliz ♥
    Muito obrigada de coração!
    Um beijão!
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. AMEI A ENTREVISTA, PARABÉNS LARISSA, VC PASSA PARA AS PESSOAS MUITA FORÇA DE VONTADE, QUE DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR VC VAI LONGE!
    http://makesesterlopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin